Hoje, neste post, você verá os 15 gatilhos mentais mais poderosos para você aumentar suas vendas.
Os gatilhos mentais, são palavras e gestos pensados, usados propositalmente para levar as pessoas a fazerem o que queremos que elas façam naquele momento.
Na maioria das vezes, ao usá-los, desencadeamos um determinado pensamento ou sentimento nas pessoas e a compra é realizada por “impulso”.
Eles podem ser usados em ações, textos ou diálogos, as pessoas são movidas por Dores ou desejos, elas desejam resolver problemas que ás afligem ou alcançar um desejo forte.
Ao usar os gatilhos mentais liberamos, diferentes reações nas pessoas propositalmente.
Para você ter ideia do Poder desta estratégia de vendas, se torna até perigoso o uso de gatilhos mentais para fins duvidosos.
Por isso devemos ter cuidado com promessas mirabolantes ou coisas do tipo para que em hipótese alguma a pessoa entenda algo que não estará ao nosso alcance a realização.
Existem vários tipos de gatilhos mentais, e neste artigo vamos falar sobre 15 gatilhos mentais Poderosos para aumentar suas vendas!
Depois de ler esse artigo você nunca mais verá o mundo a sua volta com os mesmos olhos, pois você vai descobrir que em toda parte, em todo tempo, há gatilhos mentais.
Nos mercados, nas lojas, nos centros, na internet nas redes sociais, nos diálogos, por toda parte.
Confira 15 Principais Gatilhos Mentais para Vendas:
1-Escassez/Urgência:
Quanto menos quantidade de algum produto bom, maior a demanda! Um exemplo é a expressão usada “a última bolacha do pacote”; “são poucas vagas”; “os 10 primeiros que chegarem”; “última chamada “; “últimas horas”; “apenas hoje”
Isso faz com que a pessoa tome uma atitude rápida e impensada, ela pensa “preciso comprar agora”.
Dispara o gatilho na cabeça dela: “o tempo tá acabando”, “são as últimas unidades” ou “o preço vai subir preciso comprar logo”…
2-Confiança:
Esse gatilho se parece um pouco com o da autoridade, mas a sua diferença é que você irá passar para o cliente que você é uma pessoa confiável!
Que tudo aquilo que você disse ou irá dizer, tem credibilidade.
Nas redes sociais tipo Instagram WhatsApp, é ideal usar imagens coerentes e de qualidade, que transmitam o melhor do seu produto e de você!
Não mudar de produto do mesmo nicho a todo tempo.
Uma rede social bonita, bem apresentável, organizada, fácil de entender, fotos nítidas que apareçam seus olhos, isto transmitir segurança e credibilidade.
No diálogo pessoalmente, olhos nos olhos, se vestir apresentável.
Isso tudo irá gerar e transmitir confiança o que conta muito na hora de finalizar uma Venda, ainda mais em caso de venda Online que a pessoa precisa confiar que seu produto irá chegar!
3-Prova Social:
Mostrar que outras pessoas adquiriram e gostaram do seu Produto. Ficaram satisfeitas. Conseguiram resolver algum problema ou realizar algum desejo em comum, usando seu produto.
Prinsts, Fotos com o produto na mão, vídeos das pessoas utilizando e aprovando.
Esse é um fator praticamente decisivo na finalização de uma venda.
Um produto que outras pessoas já compraram e gostaram será muito mais atrativo e confiável na hora de finalizar a compra.
4-Autoridade:
Se baseia em você mostrar que sabe do que está falando, se mostrar um especialista no assunto e que possui condições de oferecer produtos e serviços para a solução daquele problema.
Demonstrar também, que você sabe Tudo sobre seu produto e seu potencial, por isso é legal conhecer o seu produto a fundo.
Quanto mais você souber falar sobre as dores e desejos do seu público alvo e sobre seu produto com convicção, mais você converterá suas estratégias em venda.
5-Reciprocidade:
Se colocar no lugar das pessoas. Expressar seus pontos em comum!
A pessoa entende que um dia você já esteve na mesma situação que ela se encontra, e você conseguiu resolver o seu problema que é o mesmo que ela possui no momento.
E que hoje tem sucesso por conta da sua escolha.
Dispara em sua mente : “se ele lutou eu também preciso tentar”, “se eu não tomar uma decisão logo irei ficar para trás”.
6-Porquê:
Explicar para as pessoas o porquê elas precisam do produto tende a converter em vendas!
Estudos mostram que ao explicar o porquê, você gera um entendimento maior entre as pessoas. Gera uma concordância com o que você diz.
Exemplo: “Clique no link da Bio porque essa promoção acaba em menos de 24 horas”.
Entenda e explique por que a pessoa precisam do seu produto e suas vendas aumentarão.
7-Novidade/Antecipação/Curiosidade:
Seja nos que já tentaram outras formas e nada resolveu ou aquele que vê em uma coisa nova a grande possibilidade de resolver!
Fazer com que a pessoa crie grandes expectativas sobre o que estar por vir e quando é lançada a oferta a porcentagem de conversão em venda é bem maior .
será lançado e só a pessoa tem esse desconto é só só para meus clientes especiais peça única na loja poucos têm acesso muitas pessoas gostam de se sentirem alcançando algo que ninguém ou poucos alcançaram Então esse gatilho de exclusividade gera este sentimento nas pessoas
Esse gatilho mental é simples mas bem poderoso, porquê a curiosidade é uma coisa que está na maioria das pessoas, então é fácil de usá-lo.
Exemplo: ” assista esse vídeo até o final, tenho duas coisas para te falar uma boa e uma ruim”
A pessoa fica tão curiosa que prende a atenção em Tudo o que você diz.
8-Benefício do Benefício:
Sempre falamos os benefícios dos nossos produtos para alcançar o cliente, mas precisamos analisar nosso diferencial e oferecer a mais!
Fazer com que o cliente entenda que após a compra, além daqueles benefícios que ela já iria encontrar comprando seu produto, ainda tem mais isso, isso, isso e isso!
Exemplos: Ganho de bônus. brindes, vales, cupons, participar de sorteios, suporte individual, grupo vip e muitos outros incentivos á compra.
Isso motiva muito na hora da compra porque o cliente se sente “saindo ganhando”, e pode responder aquela perguntinha: Porque irão comprar de você ao invés de comprar da concorrência?”
O cliente se sente no Lucro.
Pequenos detalhes fazem toda diferença.
9-Pertencimento:
Uma característica do ser humano, em geral as pessoas gostam e querem sempre pertencer a um grupo isto é até cientificamente comprovado.
Mamíferos gostam de estar em grupos, se sentem mais fortes e protegidos…
Elabore grupos Vips, no WhatsApp, Facebook, telegram e outros.
Grupos de novidades, de sorteios, de suporte, atendimento .
Ao mesmo tempo você estará gerando listas, contatos para enviar novidades, promoções, ofertas.
10-Visão de Futuro:
Criar uma alusão ao futuro, fazer com que a pessoa Imagine ela realizada após alcançar seu desejo ou tranquila após superar aquele Medo!
Crie uma história mostrando um possível futuro muito melhor após adquirir seu produto!
Dite a cena do início ao fim para que ela realmente Imagine ela realizada ou resolvida.
Isso fará com que ela por um minuto se sinta como se estivesse realmente naquela situação e aumentará muito as chances dela querer o produto.
11-Jogo dos 3 Sim`s:
Esse gatilho mental se baseia em fazer três perguntas que leve a pessoa a dizer sim!
Isso irá gerar um estado de concordância momentânea em seu subconsciente e a chance dela dizer sim a quarta pergunta ( como deseja conhecer meu produto?) será muito maior.
12-Oferta:
Uma boa oferta sempre ativa a vontade de compra, um produto que anteriormente era um preço e passou a custar mesmo que seja apenas um pouco a menos do que antes, já enche os olhos do cliente por exemplo: regata feminina de R$29,90 por apenas R$25,00.
Também as próprias palavras ” De Por ” já gera uma sensação de vantagem e uma necessidade de adquirir o produtor de imediato para não perder a oportunidade!
13-Quebra de Preço:
Por incrível que pareça, esse gatilho ele é visual e ele se parece um pouco com anterior se baseia na queda do preço.
Quando o cliente vê o valor inteiro por exemplo r$ 30 e quando ele ver r$ 29,99 seu subconsciente diz que a peça é mais barata.
Então quebrar o preço colocar 95, 97, 98, 99 centavos aumenta suas vendas.
É ruim apenas a hora de voltar troco(no caso de loja física) mas o importante é Vender não é mesmo? O resto damos um jeito sempre.
14-Gerar Valor:
Não importa o preço do seu produto, você precisa fazer com que o cliente entenda o valor real dele, o seu diferencial .
Que ao compará-lo em questão de preço, com os demais produtos da mesma linha, ao final, o seu cliente, precisa achar o seu produto em conta, pela grande qualidade que ele possui.
15-Produto do Produto:
Esse gatilho, particularmente, eu acho o mais importante.
Se o seu produto é tão bom Por que você não usa?
Por exemplo, você vende perfumes, o ideal é que você esteja cheiroso, mas com seu perfume que você representa!
Isso aumenta suas vendas consequentemente, as pessoas perguntam e desejam aquilo que está dando certo pra você. As pessoas tendem a querer se espelhar” nas melhores coisas que veem nas outras.
Quando você é produto do produto você se torna uma demonstração ambulante e é nessa hora que as suas vendas acontecem por exemplo:
Venda de joias: “menina que joias lindas” “Gostou querida eu que vendo”
Trabalha com formação de redes rede, apresenta planos de carreira, vá encontrar o seu possível cliente alinhado, mostre como é bem sucedido, seu possível cliente vai querer ser bem-sucedido igual a você !
Conclusão:
Estes são os principais e mais usados gatilhos mentais para venda,
Você conhecendo o seu produto e usando-os no contexto em suas copys, seus textos ficarão muito mais persuasivos e suas vendas aumentarão automaticamente !
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